Eventos e Coberturas

Bruce Dickinson | Ícone do metal entrega show memorável em Ribeirão Preto

Nesta quinta-feira, 02 de maio, o vocalista do Iron Maiden levou o apocalipse do novo álbum The Mandrake Project ao Alcans Hall (Quinta Linda).

Resenha por: Aida Mori
Fotos gentilmente cedidas por: @douglas.img@igormirandasite

Mesmo com pouco tempo para se organizar depois do cancelamento da banda prevista para fazer a abertura do evento, a Noturnall subiu ao palco para uma apresentação brilhante, bem executada e muito técnica.



Liderado por Thiago Bianchi (Karma, Arena, ex-Shaman), o quarteto foi cirúrgico em um setlist curto, mas impactante, e fez jus à tarefa de estender o tapete vermelho para uma das maiores vozes do rock mundial.

Com pancadas como Fuck You Up!, Reset the Game e Cosmic Redemption, eles mostraram o verdadeiro poder do metal em uma demonstração absurda de talento e resiliência.

O guitarrista Victor Franco fez sua segunda apresentação com a banda, mas tocou como se estivessem na estrada há anos, Thiago cantou como nunca, e Saulo Xakol e Henrique Pucci carregaram a “cozinha” com um poder de fogo capaz de vencer uma guerra.

Em pouco menos de uma hora, a Noturnall deixou uma impressão duradoura em todos os presentes.


A apresentação de Bruce Dickinson misturou uma atmosfera intimista, extremamente próxima ao público e despretensiosa, com toda a experiência e energia de uma lenda viva e uma verdadeira constelação de músicos estelares, seus arautos do apocalipse.



Em um espetáculo catártico, o vocalista brindou à queda e o nascimento de mundos.

O setlist foi pensado com cuidado, em uma sequência calculada de faixas explosivas e momentos de reflexão, quase introspectivos.

The Mandrake Project é uma jornada épica por uma discografia invejável e convida os fãs a cantarem a plenos pulmões desde novidades como Afterglow of Ragnarok, Ressurection of Men e Rain of the Graves a favoritas do público como Abduction e Navigate the Seas of the Sun (Tyranny of Souls), Accident of Birth e Dark Side of Aquarius (Accident of Birth) e clássicos insuperáveis como Tears of the Dragon (Balls to Picasso), The Alchemist, The Tower, The Chemical Wedding e Book of Thel (The Chemical Wedding).

Bruce estava apaixonado no palco, cheio de energia, agitando os braços e o corpo como que envolvendo o público em um feitiço irresistível. O mestre chamava, todos seguiam. Cada momento foi mágico. Entre refrões poderosos e agudos infinitos, ele ensaiava as próximas notas, totalmente entregue à arte que pratica com maestria há tantos anos.

Um exército de seguidores fervorosos, gerações de fãs que passaram aos filhos e netos seu amor e admiração pelo ídolo o receberam como adoradores em um culto hipnótico, juntando suas vozes à do cantor. O mar de telas capturando cada instante talvez tenha atrapalhado apenas a oportunidade para as palmas no acompanhamento das músicas, mas todos queriam registrar aqueles minutos preciosos, que certamente serão motivo de orgulho por muito tempo e levarão muitos pequenos novos metalheads a estádios e casas de shows. O tipo de vivência que contamos aos amigos, filhos e aos filhos dos nossos filhos.



Os generais de Bruce nessa batalha foram o baterista Dave Moreno, o tecladista Mistheria, os guitarristas Philip Na’slund e Chris Declerq, e a impossivelmente talentosa Tanya O’Callaghan. O próprio vocalista se uniu a Moreno na percussão em diversos momentos, especialmente em um solo cheio de groove que se estendeu por praticamente 10 minutos e fez a plateia dançar.

Em meio a brincadeiras, promessas de retornar ao Brasil (e, quem sabe, Ribeirão Preto) ainda em 2025 e coros aclamando o nome do vocalista, as duas horas do show passaram voando.

Se, por um lado, a dedicação das bandas no palco e a qualidade da organização e do espaço impressionaram, a falta de divulgação apropriada e a coincidência de outros eventos lotando totalmente hotéis e outras acomodações na cidade parecem ter prejudicado as vendas de ingressos, mas, os fãs que compareceram certamente levarão essa a experiência para a eternidade.

Foi uma noite espetacular.

Vale lembrar que Bruce Dickinson fará mais uma apresentação para encerrar a turnê solo do The Mandrake Project no Vibra São Paulo amanhã, 04 de maio, em São Paulo.

Bruce Dickinson Setlist Quinta Linda Centro de Eventos, Ribeirão Preto, Brazil 2024, The Mandrake Project


Vídeos: 

Aida Mori

It’s me, Mori_A! Colunista de um pouco de tudo. Apaixonada por música, literatura, videogames, cinema e gatos. Provavelmente velha demais pra essa maluquice. Escorpiana, paulista, millenial, nerd, taróloga, mãe de gatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.