DAYS GONE | Jogamos a demo na BGS e fomos surpreendidos!
Zumbi, exploração, tortura e muita ação! Foi assim a demo de Days Gone produzido pela SIE Bend Studio e apresentada pela Sony na BGS 2018. Days Gone foi levado para a BGS e foi realmente uma experiência muito interessante apresentada pelo jogo que pela primeira vez, não nos colocou para fugir de uma horda gigante de zumbis.
O contexto da demo
A demo começa com um diálogo entre o protagonista e um parceiro discutindo sobre como distrair os zumbis para conseguir uma peça de moto e sair do local sem chamar atenção dos mortos vivos. O mais importante nessa demo era explorar o cenário e alcançar o objetivo ao invés de só correr de zumbis que, apesar de “poucos”, representavam perigo iminente e qualquer passo em falso atrairia uma pequena horda de sete a dez zumbis para te atacar. Uma vez livre dos zumbis, você descobre que eles não são seus únicos inimigos. Uma cena de tortura nos apresenta ao que parece ser um grupo de humanos fanáticos por alguém (ou algo), e, após um pequeno tiroteio vemos um cenário que nos apresenta a um perigo ainda maior finalizando a demo.
Jogabilidade e I.A
Apesar de ainda ser uma demo o jogo flui muito bem e tem uma jogabilidade diferente do que estamos acostumados. Um botão exclusivo para armas de curta distância me deixou confuso nos primeiros minutos, mas rapidamente me habituei ao estilo instintivo do jogo, podemos recolher alguns objetos o que indica que poderemos produzir alguns itens, porém, não foi possível fazer nenhum na demo. A Inteligência Artificial de algumas criaturas não parecia tão inteligente assim, o que nos dava certo tempo para corrigir o curso caso algo desse errado. Já outras criaturas pareciam tão rápidas e inteligentes que nos ofereciam poucas opções para reação imediata, nos dando uma sensação punitiva caso errássemos em algum momento. O combate me pareceu um pouco travado, porém isso trazia mais realismo do que interferência no jogo o que pareceu mais uma qualidade do que um defeito, trazendo mais realismo e reduzindo a sensação de ser um super herói, humanizando o personagem e aproximando o perigo iminente sofrido pelo protagonista do jogo para o jogador.
Avaliação
O jogo nos surpreendeu positivamente e onde achávamos que teríamos só hordas gigantes de zumbis e correria frenética encontramos um jogo de exploração com diversas estratégias possíveis mesmo em uma pequena demo de 15 minutos. Apesar de alguns problemas da I.A a jogabilidade não decepcionou, nos apresentou desafios e recompensas em cada pequena jogada.
Visualmente o jogo está agradável e não apresentou nenhum problema de renderização na demo. Ele, com certeza, chamou nossa atenção e entrou nos jogos a serem listados para 2019.
Com estreia marcada para o dia 22 de fevereiro, Days Gone é um exclusivo da Sony e tem chamado cada vez mais a atenção para seu gameplay.