FilmesNotícias

CHADWICK BOSEMAN será “Yasuke”, o primeiro samurai negro que já viveu

Depois de seu sucesso como o Pantera Negra no filme vencedor do Oscar de 2018, é seguro dizer que a carreira de Boseman entrou em um período de atividade intensificada. Os últimos dois anos viram o ator estrelar dois grandes blockbusters, com um futuro que está cada vez mais cheio de novas oportunidades.

Além de outros projetos, a estrela de 42 anos está se preparando para algo muito original: interpretar o primeiro samurai negro do Japão, em Yasuke. De fato, a verdadeira história de Yasuke marca a única vez na história que uma pessoa não asiática recebeu realmente o título profundamente estimado de samurai.

“Yasuke” – obra de arte da artista sul-africana Nicola Roos

Ambientado no Japão do século XVI, Yasuke conta a história do personagem homônimo, que foi levado do Moçambique português para o Japão como escravo de missionários jesuítas. Depois que atraiu a atenção do impiedoso senhor da guerra japonês Oda Nobunaga, os dois homens desenvolveram uma relação complexa que finalmente deu lugar à amizade e à concessão de seu status de samurai. O moçambicano não só foi o primeiro não-asiático a receber o título, como também foi o primeiro negro [dizem] a pôr os pés em solo japonês. De acordo com Boseman, Yasuke é mais do que apenas um filme de ação:

A lenda de Yasuke é um dos segredos mais bem guardados da história, a única pessoa de origem não asiática a se tornar um Samurai. Isso não é apenas um filme de ação, é um evento cultural, uma troca, e estou animado para fazer parte disso.

Definitivamente parece ser um passo em uma nova direção para Boseman, cuja disposição para explorar o gênero de ação pode potencialmente significar sucesso em um novo nível. É evidente, dada a longa e complexa história da cultura samurai do Japão, que há muito para explorar em Yasuke. Também é uma responsabilidade maior fazer um filme como esse em vez de um filme de ficção, e o ator parece reconhecer e apreciar esse fato.

Se o filme puder extrair com credibilidade as inúmeras facetas e questões culturais desta história, o potencial de sucesso dessa produção seria realmente muito grande.

Infelizmente, ainda não foi confirmada a data de lançamento.

Aida Mori

It’s me, Mori_A! Colunista de um pouco de tudo. Apaixonada por música, literatura, videogames, cinema e gatos. Provavelmente velha demais pra essa maluquice. Escorpiana, paulista, millenial, nerd, taróloga, mãe de gatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.