DIABLO 4 | Blizzard teria gravado vídeo para a BlizzCon, mas desistiu de apresentar o jogo
Quando os fãs perceberam que tudo o que a Blizzard tinha para oferecer sobre a franquia Diablo era um jogo para celular, a reação negativa foi monstruosa [o Tramamos fez uma matéria sobre isso]. Fãs que esperavam novidades para Diablo III, ou mesmo o anúncio de Diablo IV – o mais importante: para PC! -, invadiram as redes sociais da empresa e protestaram como se a existência de Santuário dependesse disso.
EXISTEM MESMO PLANOS PARA DIABLO IV?
Jason Shreier, do site Kotaku, afirma que fontes confiáveis de dentro da Blizzard confirmam que o jogo está sendo desenvolvido e que, segundo essas fontes, um vídeo teria sido gravado para apresentar a novidade durante a BlizzCon 2018. A empresa não nega a produção do vídeo, mas diz que a intenção nunca foi fazer o anúncio durante o evento, que aconteceu nos dias 2 e 3 de novembro.
“Queremos começar dizendo que definitivamente ouvimos nossa comunidade. Normalmente não comentamos rumores e especulações, mas podemos dizer que não cancelamos nenhum anúncio de lançamento que teria sido feito na BlizzCon este ano, nem temos planos para outros anúncios. É verdade que continuamos mantendo diferentes equipes trabalhando em projetos diferentes relacionados ao Diablo e que estamos ansiosos para trazê-los ao público quando chegar a hora.”
Mesmo diante dessas palavras, duas pessoas que conhecem os planos da Blizzard teriam afirmado que a empresa, de fato, gravou um vídeo em que o cofundador Allen Adham fala aos fãs sobre um novo projeto para Diablo. O que se discute não é a existência desse vídeo, mas a intenção de apresentá-lo durante a BlizzCon, mas é possível que esses planos simplesmente tenham sido discutidos, mas nunca realmente confirmados. O vídeo, de qualquer forma, nunca chegou ao público.
Com isso, podemos “confirmar” que Diablo IV está, de fato em desenvolvimento [segurem as carteiras!]. Uma das fontes teria dito ao jornalista que a equipe principal de Diablo não estaria ainda preparada para fazer um anúncio oficial porque o jogo teria passado por muitas mudanças nos últimos quatro anos, e pode ser que continue mudando por algum tempo. Aparentemente, a produção teria passado por, pelo menos, duas alterações significativas sob a tutela de dois diretores diferentes.
Uma das mais aclamadas franquias lançadas para PCs e consoles de todos os tempos, Diablo vem sofrendo com a falta de investimento e novidades desde 2012, quando Diablo III chegou ao mercado. A fanbase critica a Blizzard por ter “abandonado” o jogo, que recebeu apenas uma expansão, ‘Reaper of Souls’ e uma DLC (pacote menor de melhoramentos), com o lançamento da classe Necromante.
Diablo III é o único dentre os lançamentos mais recentes da empresa que não recebe alimentação financeira constante, seja por meio de expansões ou microtransações, e pode ser essa a razão para a Blizzard se dedicar mais à outros títulos e também ao lançamento de Diablo Immortal, com potencial maior de retorno financeiro.
O último lançamento significativo envolvendo Diablo III foi o recente lançamento do jogo para a plataforma Nintendo Switch.